domingo, 22 de Julho de 2012

Folhas do tomateiro doentes

Este post é para "encher chouriços"...enquanto vou preparar os comentários do próximo (Capar Melões - com desenhos), pois se não os fizer antes de anexar as imagens, fica tal e qual o anterior...inacabado. E não volto lá para acrescentar comentários - assim ficou assim morre...

Em relação então ao actual artigo, que para muita gente só serve mesmo para encher chouriços...para outros será muito útil, e é para estes que escrevo.
Tenho algumas folhas de tomateiros que padecem de alguma doença, e verdade seja dita, após uma longa pesquisa ainda não sou capaz de dizer 100% qual a origem certa???

Então é assim: todas as folhas que já retirei iguais às das imagens, e mais algumas que ainda se encontram em alguns tomateiros, repito, todas se encontravam na parte baixa do tomateiro, e como eu rego este ano os tomateiros de regador, essas tais folhas por se encontrarem mais baixas levam sempre um banho, daí as questões que se impõe: terá este "tal banho" haver com o actual sintoma?!? Ou será que esta meteorologia maluca...onde em pleno verão, e por estas bandas...têm havido noites com temperaturas de 12, 13 e 14 graus, é a causa plausível?... Ou então o sintoma deve-se a alguma doença?!?

São muitas as possibilidades e nenhuma certeza...
Entretanto na minha pesquisa "encalhei" em duas possibilidades: Verticillium ou Septoriose???

Deixo aqui alguns links onde andei a pesquisar: talvez vocês consigam chegar a uma opinião mais consensual!

http://www.aujardin.org/tomates-maladies-insectes-nuisances-t113375.html

https://www.google.fr/search?hl=fr&safe=off&q=verticilliose+tomate&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.,cf.osb&biw=1280&bih=622&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=QWQLUNDPComImQX5joWHCg

https://www.google.fr/search?hl=fr&safe=off&q=septoriose+de+la+tomate&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.,cf.osb&biw=1280&bih=622&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=oGULULTTDOWDmQXbpZT-CQ

http://www.forum-tomates.net/viewtopic.php?t=3543

http://tomodori.com/forum/topic10572.html

Eu estou capaz de apostar... na hipótese do verticillium, e isto fundamentado com os dois próximos links.
Aconselho a guardar nos seus marcadores estes tais links, pois acho que não haverá na internet nada mais informativo, em relação às doenças e tratamentos dos tomateiros, do que os que se seguem!
Basta procurar bem que lá está descrito todas as doenças em tomateiros, sejam os frutos, flores, folhas/ramos, tronco ou raízes.
Carreguem em cima da imagem, que mais se assemelha à doença que julga que o seu tomateiro possui.

http://ephytia.inra.fr/tomate/tomate_utilisateur/index_appli.php?portail=LEGUMES&produit=tomate&main=1&ssrub1=4&id_fiche=102

http://ephytia.inra.fr/tomate/tomate_utilisateur/index_appli.php?portail=LEGUMES&produit=tomate&main=1&id_fiche=89

6 comentários:

João Gomes disse...

Boa noite António
Bela forma de encher chouriços, diga-se.
As doenças nas plantas são muito complicadas, passo o mesmo martírio a tentar encontrar certezas que raramente encontro.
Mas neste caso, parece-me mais verticiliose do que septoriose, nesta última as pintas castanhas são mais pequenas e em maior número. Mas é muito complicado ter 100% certeza, até me parece que podem ser mais 2 coisas, stress por seca (http://www.longislandhort.cornell.edu/vegpath/photos/drought_stress.htm) ou alternariose (nas suas fotos não se vê se têm anéis concêntricos ou não. Concluindo também não lhe dou certeza nenhuma, isto é muito complicado, desejo que não seja nenhuma doença mas apenas fruto do tempo.
Links fabtásticos, obrigado.
Abraço

João

Paixão da Horta disse...

Viva João!

O termo "encher chouriços" não é muito feliz, mas eu ao utilizar estes adjectivos estou apenas a fazer uma referência ao post, pois como é óbvio, o visitante não quer saber de folhas, ou raízes, etc. O visitante do blog quer é imagens da horta e não "estas coisinhas", por isso eu "atirei" o encher chouriços.

Em relação ao post, foi minha intenção juntar as "queixas" que o João fez num anterior comentário aqui no blog - sobre folhas amarelas -, mais as "queixas" que o J.Lopes faz no seu último post do blog que possui.
Resumindo: fui para a pesquisa desde sexta-feira até ontem à noite - claro, no tempo que utilizo de net -, e não encontrei uma explicação plausível...para estes 3 casos, daí os links para cada um tentar a sua "sorte".
Estas imagens também eram para o João comparar com as suas folhas "amarelas", simplesmente!

Quanto aos links, e os dois últimos - que na realidade são o mesmo site -, são extremamente úteis!!! Aconselho a guardar.
Além de ter imagens sobre doenças de tomateiros, também têm comentários sobre as causas e prevenções.
E para "enfeitar o ramalhete", o site está a preparar artigos sobre melões, batatas, vinha, etc.
Eu já não o perco de vista, e há-de ser a partir de agora, o meu "consultório oficial"...
Saudações,
António

Joao Amaral disse...

Amigo, temos de falar que tambem tenho uns afectados por algo que nao sei bem que é, mas tenho de ler o post com calma e com o tempo que merece, assim como os links... e o trabalho não me tem permitido, infelizmente.. ja nem regava há 3 dias! :( Ai!
Abraço!

Sansoni7 disse...

Olá
Links guardados e, porque também tenho um problema com os tomateiros, fui pesquisar e encontrei este livro que me parece útil

http://pt.scribd.com/doc/78584691/5/DOENCAS-VIROTICAS-DO-TOMATE

Entretanto, o problema dos meus tomateiros é deixarem cair a flor já seca e sem fruto. Começa por secar o pedunculo da flor, depois seca a flor e acaba por cair. Alguma ajuda em como tartar o problema será bem vinda.
Obrigado

Paixão da Horta disse...

João Amaral e Sansoni:

Agradeço as vossas visitas e comentários, mas quero relembrar-vos que eu não sou nenhum espert, doutor, etc., em matéria de horticultura! Até porventura saberei o mesmo ou menos que vocês. Dito isto para que depois não "venham cá" distratar o camelo...

João, diz o que se passa (ou por mail ou escreve comentário no teu último post)?

Sansoni,
Era para fazer um post sobre a queda das flores no tomateiro, mas...acho que a paixão que havia em mim morreu...e como tal não tenho vontade nem entusiasmo nenhum, e por isso já não sei se o farei. Além disso, o sentimento presente é de abandonar esta vida (blog), pois cheguei à razão de que não sou a pessoa indicada para estar aqui a dar "lições" a quem quer que seja, a degastar a saúde e a moral...

Em todo o caso deixo-lhe aqui um copy-past dum mail que recentemente enviei ao Rui Esteves, também sobre a queda das flores. Acho que ajudará!

«Em relação às flores caírem, aqui sempre aconteceu, e sempre com muitas, mas principalmente em 2009.
São vários os factores para isso acontecer; e depois deste teu mail voltei às pesquisas em França, e encontrei o seguinte.

As flores que caiem ou secam são um problema que se encontra com muita ocorrência, principalmente nos tomateiros. Chama-se a este facto “la coulure des fleurs” (a queda das flores).

A causa desse acontecimento pode ter várias origens, que no fundo não passa de um stress do tomateiro. A ver:

- As temperaturas : Muito altas ou bastante baixas, como também significativas variações das mesmas.

- A Rega : Um stress hídrico por falta ou excesso de água pode provocar estes sintomas.

- Oídio da flor : Uma sulfatadela nas folhas de enxofre molhado é bastante recomendável. Também se pode misturar à calda bordalesa. Aliás Rui, eu agora sulfato a todos os 15 dias com calda bordalesa e enxofre. Em 12 a 15 litros de águas misturo 2 colheres sopa de enxofre com 3 sopa de calda bordalesa (a que se adquire já preparada).

- Ausência de boro na fase de floração: Este é o mais recomendável. Sulfatar os tomateiros com ácido bórico, só na fase da floração.

Em Portugal não sei onde adquirir o ácido bórico, mas em França vendem nas farmácias em carteirinhas de 30 gramas, e cada carteirinha custa 1€.

A porção indicada é de um grama por litro de água.

Convêm ter em mente que certas variedades de tomates, que produzem frutos grandes, estão sujeitos a um certo stress, por isso abortam, pois não conseguem produzir todos os frutos (um caso muito “famoso” entre os tomateiros é a espécie Ananás, que só produz 4 a 5 tomates).

Saudações,
António

P.S. Agradecia que não replicassem os comentários relativos "à morte da minha paixão"!!!

Sansoni7 disse...

Olá António ( Paixão pela Horta)

Obrigado pela ajuda e só acrescentar que uns metros ao lado da plantação de tomate «Coração de Boi» cujas flores caem, existe uma outra plantação de tomate Cherry, cujas flores «vingam» todas. Os cuidados dispensados a uma e outra plantação são iguais, sendo que os Cherry porque plantados mais espaçados são muito melhor arejados.
Melhores dias virão...concerteza.

Um blog é uma troca de ideias e nunca será uma «sala de aula». Obrigado pelas ideias que me tem transmitido e que, com entusiasmo transformo em ensinamentos..

Cumprs